Páginas

sábado, 14 de agosto de 2010

Entrevistas com professores

Água na Filosofia

1- Através da visão da Filosofia, qual a importância da água?

R: A água assume uma imensa importância na filosofia, a partir dos Pré-Socráticos; os primeiros Filósofos da Jônia é reconstruir a origem da vida, através dos quatro elementos. Tales de Mileto, matemático e astrônomo grego, disse que a vida se originava na água.

2- Mas como se deu essa hipótese?

R: Para Tales, a terra flutuava sobre a água, assim como todos os seres que nascem, seja dentro de ovos ou dentro de bolsas nos úteros, logo, a água é o princípio da vida. Convém insistir nesta afirmação capital, pois frequentemente, os Jônios foram denominados de "Hilozóistas" vida inseparável da matéria. Tal designação é aceitável na condição de não se fazer dela sinônimo do materialismo moderno, pois para os gregos "tudo estava repleto de deuses". O papel essencial da chuva no crescimento dos vegetais, a água na alimentação humana, o espetáculo dos rios transportando aluviões, o estudo da circulação da seiva, do sêmen dos animais, tudo isso não deixou de impressionar os gregos. Ao afirmar que a água é o princípio de todas as coisas, Tales teve o mérito, não de se interrogar sobre o que era antes do que é, mas de procurar do que é feito o mundo. Para ele Deus está na chuva!

3- Você acredita em uma terceira Guerra Mundial, por causa da água?

R: Bom, eu tento não acreditar que não haverá uma terceira Guerra Mundial, em virtude das consequências que ele provoca e principalmente para evolução dos seres humanos, pelo menos espero. Agora sobre a falta de água provocar essa guerra, muitos cientistas e chefes de Estado, já estão se preparando para enfrentar esse possível problema. o "como" é que é o X da questão? Eles não dizem! mas vamos pensar um pouquinho: se foi o "homem" que provocou isso, por lógica, "a primeira coisa que deve mudar é a relação do homem com o planeta". Posso causar polêmica, mas a primeira coisa que devemos começar a fazer é o controle de natalidade, pois segundo alguns estudos, o consumo de água cresceu duas vezes mais rápido que a população mundial nos ultimos vinte anos; que até 2025, duas a cada três pessoas correm o risco de ficar sem água; e como sempre, os países pobre é que sofrerão bem mais do que os riscos. Então o controle populacional é imprescindível. Dizem que o Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 11,6% de toda água doce do planeta. Aqui também se encontram o maior rio do mundo, o Amazonas, e o maior reservatório de água subterrânea do planeta, o Aquífero Guarani. No entanto, essa água está mal distribuida: 70% das águas doces do Brasil estão na Amazônia, onde vivem apenas 7% da população. E podemos até dizer "graças a Deus", pois o brasileiro é o povo que mais disperdiça água e até mesmo alimentos no mundo. Se essa água estivesse bes distribuída, fatalmente já teríamos bem menos. Ai vem o segundo ponto, "Educação", pois um povo educado aprende a respeitar, e o que é respeitar? É o cuidar, o cuidado com o próximo, e esse próximo deve ser entendido como "tudo o que me permite existir", ou seja, as pessoas e depois o Planeta. A questão é olhar os problemas por outro ângulo, não adianta proibir as pessoas de lavar as calçadas ou os carros, e continuarmos utilizando carros utilitários a gasolina e óleo diesel; não adianta preservar as baleias e não cuidar das crianças que estão passando por dificuldades; não adianta querer preservar a Amazônia, deixando o povo brasileiro sem educação e condições dignas de vida.

Repórter: Gabriela Maria Cabral Nascimento

Entrevistado: Marcelo Gomes