Páginas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Alternativa e ações para cuidar da água

Ação pela água

Temos deveres, direitos e responsabilidades com tantas agendas: a do Planeta, a da Humanidade, a do Brasil, a da nossa bacia hidrográfica, da nossa cidade, nossa escola. A agenda de cada um e cada uma de nós

Ações mitigadoras globais

Em 2000 a ONU aprovou as Metas o Milênio, o Brasil junto com mais 191 países para compartilhar a sustentabilidade do Planeta e as metas terão de ser cumpridas até 2015 como por fim a exploração insustentável dos recursos hídricos e reduzir para a metade até 2015 a porcentagem de habitantes do Planeta.

Ações preventivas regionais

Devemos planejar o uso da água de modo a favorecer a conservação ambiental, a sustentabilidade rural e dos ecossistemas, sem nunca esquecer que esse planejamento é específico de cada região.

Alternativas para cuidar da água

Na bacia hidrográfica:


Denunciar as práticas ilegais de ocupação do solo, bem como as queimadas, que transformam florestas em pastos ou plantações, com risco de desencadear processos de desertificação;
Exigir o cumprimento das leis de preservação das matas ciliares e das Áreas de Preservação Permanente;
Diversificar as fontes de energia limpas e renováveis como a solar, a eólica, do biogás e dos biocombustíveis, reduzindo a sobre pressão as usinas hidrelétricas;
Utilizar para navegação só os rios que não necessitam de obras de canalização ou barragem.

Na cidade:

Racionalizar o uso da água;
Promover tratamento de esgoto e dos resíduos sólidos, domésticos e industriais;
Reduzir a impermeabilização do solo para não causar enchentes;
Recuperar áreas degradadas, parques e florestas urbanas;
Trabalhar pela gestão integrada da bacia hidrográfica urbana.

domingo, 23 de maio de 2010

O mau uso da água

O Mau uso da água

No passado a maioria do esgoto era absorvido pela terra, muito pouco era jogado na água.
Agora todo o esgoto é despejado nos rios, algas se multiplicam diminuindo o oxigênio da água fazendo com que morram os peixes. As indústrias jogam materiais perigosos que fazem mal a saúde, pois não saem totalmente no tratamento dos efluentes.
Tratamento de esgoto limpa a água antes de chegar aos rios e matar os peixes, mas atualmente só 15% é tratado.
Outro problema é a chuva ácida que afetam florestas, seres aquáticos, desgasta construções e monumentos e altera a composição do solo.

sábado, 22 de maio de 2010

Usos da água

Os usos da água

Água de beber, cozinhar, lavar roupas, regar as plantas, alimentar os animais, para se divertir, para indústrias, para produzir energia... água que ajuda manter o clima na Terra.
Águas de usos consuntivos são as que diminuem o volume de água dos rios lagos e da água subterrânea.
Águas não consuntivos são as que envolvem o consumo direto da água, ela permanece no corpo d’água ou é devolvida ao manancial com a mesma qualidade.

Uso doméstico

O maior problema é o disperdício, para chegar às casas das pessoas como potável ela foi tirada de um manancial, passou por uma estação de tratamento e depois foi distribuída.

Uso industrial

Indústrias usam água para lavar, aquecer ou resfriar o próprio produto fabricado. Os principais impactos são na captação excessiva, com o lançamento de afluentes na água, ainda por cima se não forem tratados antes de jogados no rio, se contém substâncias tóxicas é ainda pior e se for água usada para resfriamento, ainda quente, causa poluição térmica pode matar seres aquáticos com a variação brusca de temperatura.



Uso na agricultura e pecuária

Usa-se nas irrigações, e seus métodos tradicionais são os mais desperdiçadores, os agroquímicos se dissolvem na água da irrigação contribuindo para a salinização causando contaminação e degradação do solo.
Usa-se também muita água na criação de animais, eles consomem quase 70% da água doce usada no mundo.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Diferença entre água pura e água potável

Água Pura

A água é pura quando só contém moléculas H2O. Características da água pura: ponto de fusão (derrete, funde)= 0ºC e ponto de ebulição (ferve)= 100ºC, a 1 atmosfera de pressão e densidade = 1 g/cm3 (um grama de água ocupa um volume de 1 cm3).
As substâncias puras são formadas por substâncias de um tipo só. Elas têm ponto de fusão e de ebulição constantes.
A água é considerada solvente universal porque dissolve a maioria das substâncias.

Água Potável

Água potável corresponde a toda água disponível na natureza destinada ao consumo e possuem características e substâncias que não oferecem riscos para os seres vivos que a consomem, como animais e homens. A água, em condições normais de temperatura e pressão, predomina em estado líquido e aparentemente é incolor, inodora e insípida e indispensável a toda e qualquer forma de vida.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Água e seu "novo ciclo"?!?!

Água

70% do mundo é coberto por água, sendo que dessa água 97,3% é água salgada que é água dos oceanos e 2,7% é água doce distribuída em geleiras, neve, lagos rios, ar e sendo que disso só apenas 0,008% é potável.


Ciclo da água

É uma seqüência essencial para a vida, em que ela passa por diferentes estados físicos: sólido, líquido e gasoso dependendo da maior quantidade de energia (calor) que o Planeta recebe do Sol.



O ciclo da água antes...

O calor solar provoca a evaporação de água dos rios mares, solo e transpiração de animais e plantas. Esse vapor sobe para a atmosfera onde se condensa e gera nuvens. As gotículas se juntam formando gotas mais pesadas até haver precipitação (chuva), quando a água retorna a superfície terrestre como chuva (líquido), neve ou granizo (sólido).
Boa parte cai em rios mares e lagos. O resto vai para o solo onde as plantas absorvem e abastecem também aqüíferos e lençóis subterrâneos. Já em lugares mais frios formam-se camadas de gelo e geleiras. Uma outra parcela evapora para que seja realizado o ciclo de novo.


... e o ciclo da água agora

O vapor da água é um gás efeito estufa (GEE), mas é essencial no planeta ajudando na temperatura e umidade para formação e manutenção da vida na Terra.
Como outros GEEs quanto mais vapor d’água no mar, mais calor se prende a atmosfera gerando mais calor no ar podendo aumentar mais ainda o aquecimento global, pois o ciclo tende a se acelerar fazendo com que haja chuvas mais fortes e curtas provocando mais erosão (perda de terra fértil) e enchentes, assim menos água penetra no solo, o que diminui o volume das águas subterrâneas.
O calor também afeta regiões frias derretendo as geleiras e os rios alimentados pelas mesmas tendem a desaparecer fazendo com que a água doce disponível diminua nesses locais.
A qualidade também pode ser afetada até na chuva que cai, devido aos poluentes lançados no ar por indústrias e veículos provocando a chuva ácida.
O problema não é o efeito estufa, que é um fenômeno natural, mas sim o aumento de gases que são lançados no ar pelas indústrias e carros, tudo isso começou no século XVIII com a Revolução Industrial.
O ser humano abusou pensando que a água era infindável desperdiçando-a causando uma tamanha poluição que fez da água limpa um recurso escasso.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

The WaterBoy - O ciclo da água

Sustentabilidade, biodiversidade, biotecnologia e bioética

Sustentabilidade

São pessoas ou empresas que fazem produção de algo, que se mantém em um determinado ambiente usando recursos naturais sem que agrida o meio ambiente e de alguma forma devolve-los.

Biodiversidade

São biomas, várias espécies de animais e plantas, árvores.

O Brasil é conhecido por ter a maior frota de biodiversidade do mundo que são encontradas na floresta amazônica, que por sua vez é a maior da América Latina, onde se encontra várias espécies de animais, plantas e árvores que se estimam algumas não são do conhecimento humano.

Se não tomarmos as devidas precauções essas belezas poderão desaparecer. Já foram conhecidas medidas para que diminua o desmatamento da área e assim preservando a biodiversidade existente no local.

Biotecnologia

É o processo que permite o tratamento de despejo sanitário pela ação de microorganismos em fossas sépticas.

Ela atinge nossa vida cotidiana e seus impactos atingem vários setores produtivos.

Hoje contamos com plásticos biodegradáveis, detergentes mais eficientes, biocombustíveis, indústrias e agriculturas menos poluentes e métodos de biorremediação do meio ambiente.

No meio ambientes os produtos biotecnológicos são: recuperação de petróleo, tratamento do lixo e purificação da água.

Bioética

Designa um conjunto de pesquisas, de discursos e práticas, pluridiciplinares, que tem por objetivo esclarecer e resolver questões éticas dos avanços da tecnologia, ciência e biologia.