Páginas

sábado, 22 de maio de 2010

Usos da água

Os usos da água

Água de beber, cozinhar, lavar roupas, regar as plantas, alimentar os animais, para se divertir, para indústrias, para produzir energia... água que ajuda manter o clima na Terra.
Águas de usos consuntivos são as que diminuem o volume de água dos rios lagos e da água subterrânea.
Águas não consuntivos são as que envolvem o consumo direto da água, ela permanece no corpo d’água ou é devolvida ao manancial com a mesma qualidade.

Uso doméstico

O maior problema é o disperdício, para chegar às casas das pessoas como potável ela foi tirada de um manancial, passou por uma estação de tratamento e depois foi distribuída.

Uso industrial

Indústrias usam água para lavar, aquecer ou resfriar o próprio produto fabricado. Os principais impactos são na captação excessiva, com o lançamento de afluentes na água, ainda por cima se não forem tratados antes de jogados no rio, se contém substâncias tóxicas é ainda pior e se for água usada para resfriamento, ainda quente, causa poluição térmica pode matar seres aquáticos com a variação brusca de temperatura.



Uso na agricultura e pecuária

Usa-se nas irrigações, e seus métodos tradicionais são os mais desperdiçadores, os agroquímicos se dissolvem na água da irrigação contribuindo para a salinização causando contaminação e degradação do solo.
Usa-se também muita água na criação de animais, eles consomem quase 70% da água doce usada no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário