Páginas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Água e seu "novo ciclo"?!?!

Água

70% do mundo é coberto por água, sendo que dessa água 97,3% é água salgada que é água dos oceanos e 2,7% é água doce distribuída em geleiras, neve, lagos rios, ar e sendo que disso só apenas 0,008% é potável.


Ciclo da água

É uma seqüência essencial para a vida, em que ela passa por diferentes estados físicos: sólido, líquido e gasoso dependendo da maior quantidade de energia (calor) que o Planeta recebe do Sol.



O ciclo da água antes...

O calor solar provoca a evaporação de água dos rios mares, solo e transpiração de animais e plantas. Esse vapor sobe para a atmosfera onde se condensa e gera nuvens. As gotículas se juntam formando gotas mais pesadas até haver precipitação (chuva), quando a água retorna a superfície terrestre como chuva (líquido), neve ou granizo (sólido).
Boa parte cai em rios mares e lagos. O resto vai para o solo onde as plantas absorvem e abastecem também aqüíferos e lençóis subterrâneos. Já em lugares mais frios formam-se camadas de gelo e geleiras. Uma outra parcela evapora para que seja realizado o ciclo de novo.


... e o ciclo da água agora

O vapor da água é um gás efeito estufa (GEE), mas é essencial no planeta ajudando na temperatura e umidade para formação e manutenção da vida na Terra.
Como outros GEEs quanto mais vapor d’água no mar, mais calor se prende a atmosfera gerando mais calor no ar podendo aumentar mais ainda o aquecimento global, pois o ciclo tende a se acelerar fazendo com que haja chuvas mais fortes e curtas provocando mais erosão (perda de terra fértil) e enchentes, assim menos água penetra no solo, o que diminui o volume das águas subterrâneas.
O calor também afeta regiões frias derretendo as geleiras e os rios alimentados pelas mesmas tendem a desaparecer fazendo com que a água doce disponível diminua nesses locais.
A qualidade também pode ser afetada até na chuva que cai, devido aos poluentes lançados no ar por indústrias e veículos provocando a chuva ácida.
O problema não é o efeito estufa, que é um fenômeno natural, mas sim o aumento de gases que são lançados no ar pelas indústrias e carros, tudo isso começou no século XVIII com a Revolução Industrial.
O ser humano abusou pensando que a água era infindável desperdiçando-a causando uma tamanha poluição que fez da água limpa um recurso escasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário